quinta-feira, 8 de junho de 2017

É hora de profissionalizar definitivamente o futebol

Nos últimos anos o Flamengo sofreu um choque de gestão que foi capaz de mudar totalmente a cara do clube. Depois de anos de gestões desastrosas, um grupo de torcedores se associaram e se reuniram para consertar o Flamengo. Empresários, executivos, funcionários públicos, autônomos. Pessoas que se doaram ao clube com um trabalho sério e com muito amor.

Durante esse período o Flamengo foi de exemplo de bagunça para modelo de gestão a ser copiado. Muitos setores sofreram uma mudança para melhor, com contratações de profissionais de qualidade que ajudam a fazer a roda girar no dia a dia. Mas ainda existe a figura do VP, que é composta na maior parte dos casos por gente com grande conhecimento na área que administra. Por exemplo: o VP de comunicação tem renomada experiência com comunicação. O VP jurídico possui experiência na área juridica. O VP de Esportes Olímpicos idem. E por aí vai.

Mas e no futebol? No coração do clube, quem fica à frente? Haveria alguém que poderia se dedicar ao comando da pasta de maior cobrança no clube, tendo experiência e conhecimento comprovados de futebol para poder conversar de igual para igual com o diretor de futebol, com empresários, jogadores, outros dirigentes, etc? Que tenha ao mesmo tempo visão gerencial, vendo a interligação do futebol com as outras pastas? Que seja honesto, acima de tudo? Que tenha frieza e deixe o emocional de lado nos momentos de crise, sem tomar medidas pensando no resultado da próxima eleição? Que se dedique quase que exclusivamente a isso, porque o cargo exige isso, e ainda não receba um centavo por isso?

Nesses últimos anos o cargo de VP de futebol é o mais problemático de todos, sem a menor dúvida. Já passaram vários nomes pela pasta, com inclusive um recentemente preso, para nossa vergonha. Várias vezes o presidente assumiu interinamente o posto, sem sucesso, obviamente. Já foi tentado ter um Comitê Gestor, que é a pior solução do mundo. Pior que um amador dando pitado é ter um grupo de amadores dando pitaco. Basta! É hora de acabar com o cargo de VP de futebol. Retirar inclusive do estatuto. É hora de esquecer as vaidades, a sensação de poder que o cargo possui e abdicar de sua existência. É hora de profissionalizar o futebol de ponta a ponta.

Hoje temos uma figura de CEO, ocupada por Fred Luz. Dizem que ele faz papel de VP de futebol, mas que conhecimento ele possui do negócio? Qual exatamente o papel que um CEO possui hoje no Flamengo? Isso não está claro para ninguém.

Minha proposta é:
Os grupos políticos do Flamengo (especialmente o SóFla, do qual faço parte) poderiam lançar a proposta de alteração estatutária eliminando o papel de VP de futebol. Simultaneamente, incluir a figura obrigatória de um CEO que seria um profissional contratado para gerir o futebol. Ele estaria no mesmo nível dos demais VPs hierarquicamente e se reportaria apenas ao Presidente do clube quando necessário. Não sofreria nenhuma interferência de comitê ou VP de outras pastas. Ele teria total autonomia de decisões, sujeitas a limitações orçamentárias. Estabeleceria metas para seus subordinados e as cobraria.

Para isso, é preciso abdicar das vaidades. Ser VP de futebol hoje é cobiçado apenas por quem interesses políticos e quer visibilidade. A partir do momento que o comando ficasse com um profissional, que pensasse apenas no futebol, independente de eleição, de quem é o presidente, a coisa mudaria totalmente de patamar. Um CEO com experiência em futebol e gestão seria o casamento perfeito. Seria a mudança final que faltava no clube para a profissionalização total. E seria mais um legado a deixar para o Flamengo.

Se hoje é preciso ter uma mudança no futebol não é começando de baixo. Será apenas um paliativo. O xis da questão está em cima. É essa que precisa mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário