sexta-feira, 17 de julho de 2015

Canteros realmente só joga para trás?

Canteros chegou ao Flamengo ano passado com a expectativa de ser um homem para dar qualidade no passe no meio de campo rubro-negro. Depois de uma boa temporada no ano passado, esse ano o volante vem sendo duramente criticado pela torcida, que diz que ele erra muitos passes e só dá passe para trás. Mas será que é mesmo? Vamos analisar os números e ver se realmente eles espelham essa impressão.

Segundo o site Squawka, que analisa o desempenho de jogadores usando a Opta como base de dados, o aproveitamento de passes de Canteros na temporada passada foi de 81%. Nesta está em 85%.

Vamos detalhar esses passes. Em 2014, esses são os números:

Em 2015, são estes:

Nota-se que os passes que ele erra mais, proporcionalmente, são os de bola longa. Quase todos, na verdade. Nota-se como ele diminuiu a quantidade de cabeceios de um ano para o outro (linha vermelha). A proporção de acertos e erros é bem parecida de um ano para outro, vendo por este gráfico, sendo levemente menor a quantidade de erros este ano.

Comparemos então como foi a evolução de passes (linha azul) e percentual de acertos (linha vermelha) jogo a jogo nas duas temporadas.

Em 2014, vemos uma participação um pouco mais regular, com alguns picos de quantidade de passe, flutuando entre 30 e 60 passes por partida, com a maior parte concentrada entre 75% e 85% de acertos.


Neste ano a quantidade de passes diminuiu. Vemos que ele tem menos participação no jogo, com uma média entre 30 e 50 passes por partida. Em compensação, houve várias partidas em que ele superou os 85% de acertos de passe. As curvas parecem ser proporcionais, mostrando que as melhores médias de acertos foram quando teve maior quantidade de passes executados.


Mas e os passes, são mesmo na maior parte para trás? Porque não adianta ter 85% de acertos se a maioria desses passes forem improdutivos. Vamos saciar sua curisidade:

Em 2014, 30,3% dos passes foram para trás e 69,7% para frente ou para o lado.

Neste ano, 35,6% dos passes foram para trás, um aumento de 5,3%. Talvez isso explique o porque de ter aumentado o percentual de acertos, já que é mais difícil errar um passe para trás do que para frente.


Ainda quer mais dados? Pois vamos ver como foram os passes do Canteros nos últimos 3 jogos do Campeonato Brasileiro, contra Figueirense, Internacional e Corinthians.

Contra o Figueirense foram 69 passes. Dentre os 3 analisados, foi o que ele teve maior participação, obtendo 81% de acertos. Este é o retrato dos passes errados:


E este é o dos passes acertados. Na maior parte do tempo, vemos que ele está mais centralizado, ajudando na armação das jogadas.


Veja o mapa de calor nessa partida:


Contra o Internacional, foi o jogo que ele teve menos participação dentre estes. Foram apenas 41 passes, com apenas 78% de acertos, muito mais erros que no jogo passado, proporcionalmente. Vemos que ele errou várias bolas perto no campo defensivo.


Já os acertos foram concentrados mais nos lados do campo, com passes curtos. A maneira de jogar foi completamente diferente do jogo contra o Figueirense, provocada pela entrada de Guerrero no time.


A seguir, o mapa de calor, mostrando que ele jogou mais pelos lados do campo:

No jogo contra o Corinthians, Canteros participou com 59 passes, tendo 85% de acerto. Foi o jogo em que teve maior aproveitamento nos passes. Nota-se que os passes errados concentraram-se no lado direito do campo, em tentativas de lançamento.


Já os passes corretos ocorreram mais no meio do campo, caindo para o lado direito, como no jogo contra o Figueirense, como vemos no mapa de calor. Nota-se claramente que grande parte dos passes é para o lado, tendo dois lançamentos que não se tornaram gol.



Sim, vemos que realmente Canteros faz muitos passes para trás e para os lados, e que isso aumentou do ano passado para cá. Mas que também erra mais passes quando está pelos lados do campo do que centralizado, provavelmente porque arrisca mais. Estando centralizado, ele faz um papel de armador, voltando a bola, tocando de lado e fazendo de vez em quando um lançamento, errando menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário